Português Italian English Spanish

100 anos da Legião de Maria!

100 anos da Legião de Maria!


Dom Edgar Xavier Ertl – Bispo da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão-PR

No dia 7 de setembro de 2021, a Legião de Maria, “As Legionárias”, como sãoconhecidas, celebrou o seu centenário de fundação. É uma obra inspirada pelo Espírito Santo. Deu seus primeiros passos com um pequeno grupo de leigos que sentiram forte apelo, no sentido de desenvolver uma ação evangelizadora em favor dos irmãos. Tornaram- se, assim, protagonistas de um projeto que se desenvolveria de forma marcante através do Concílio Vaticano II (1962-1965). Essa obra de Deus, colocado sob os cuidados e proteção de Maria Santíssima, expandiu-se enormemente, por todo o mundo, produzindo muitos frutos para a Glória de Deus e o Bem da Igreja. Segundo o site da CNBB Sul 2, Paraná, a Legião de Maria foi fundada por Frank Duff, leigo, nascido em Dublin, Irlanda, onde fundou o primeiro grupo (Praesidium, do latim: Proteção), em 7 de setembro de 1921. Com a difusão da Legião de Maria pelo mundo, chegando ao continente americano em 1931, Frank Duff consegue uma audiência com o Papa Pio XI para lhe pedir que o pontífice aprovasse a difusão do Movimento pelo mundo, recebendo a aprovação do bispo de Roma. Chegou ao Brasil por volta de 1954, sendo no mesmo ano fundado o 1º Praesidium no Paraná. Em 10 de Maio de 2008 foi fundado em Ponta Grossa o “Senatus Assumpta” – Legião de Maria, responsável pelas regiões do Paraná e Santa Catarina, atendendo aproximadamente 22 mil legionários. Hoje, entre membros ativos e auxiliares, possui mais de 35 milhões de legionários em todo o
mundo, sendo, portanto, a maior organização leiga de apostolado da Igreja Católica.


A missão das legionárias!


É uma Associação de Católicos que, com a aprovação da Igreja e sob o poderoso comando de Maria Imaculada, Medianeira de todas as graças, se constituíram em Legião. O apostolado da Legião de Maria consiste em atividades dirigidas a toda e qualquer pessoa, em especial àqueles que estão à margem da sociedade (sem abrigo, prostitutas, prisioneiros, etc.), católicos ou não. Os membros da Legião de Maria estão envolvidos na execução de obras espirituais, ao invés de auxílio material, que é reservado a outras associações da Igreja Católica. Além disso, é uma associação civil, religiosa, de caráter doutrinário, assistencial e cultural.
A finalidade da Legião de Maria é a glória de Deus, por meio da santificação pessoal dos seus membros, pela oração e cooperação ativa, sob direção da autoridade eclesiástica, na obra de Maria e da Igreja. Tem ainda como fim principal o estudo, a difusão e a prática dos ensinamentos da doutrina católica, sem qualquer filiação político-partidária de qualquer natureza. Apoia e incentiva programas que visem o crescimento moral, cultural e espiritual do ser humano.
Nossa gratidão às Legionárias presentes em várias paróquias da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão, realizando um magnífico serviço de evangelização, pela oração e envolvimentos apostólicos. Da parte nossa, queremos expressar todo o apoio e incentivo a fim de que a Legião, esse mar de fiéis cristãos, que sob o patrocínio de Maria, Mãe de Jesus, possam evangelizar ainda mais eficazmente nossas famílias diocesanas.


Natividade de Nossa Senhora


No dia 8 de setembro celebramos a “Natividade de Nossa Senhora” – também conhecida como “Festa de Nossa Senhora da Luz”. A natividade, o nascimento da Virgem Maria, liga-se estreitamente com a vinda do Messias, cujo nome “Emanuel”, que significa: “Deus está conosco” (cf. Mt 1,23), como promessa, preparação e fruto da salvação. Que Nossa Senhora da Luz interceda pela missão da Legião de Maria nesta nossa Igreja
Particular.

Assessoria

Editor: Jota Ribeiro e equipe Sudoeste Online (46 99942-0442)  - E-mail: sudoestedoparanaonlie@gmail.com 

-  divulgação no site, FanPages e grupos de whattsApp.

Apoio: Ampernet, CODEFOZ, AMN, Ótica Cristal, Junsoft, Lodi Store, Hotel Resort Águas do Verê, AEN, Pousada FECEP Guaratuba,  Somos Fronteira, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Inglês Athus, Sicoob,Imobiliária Casa, Maqgil, Sudoeste FM Online.