Português Italian English Spanish

Prefeitos aprovam, por unanimidade, assumir o Aeroporto de Cruzeiro do Iguaçu 02 DEZ 2021

Prefeitos aprovam, por unanimidade, assumir o Aeroporto de Cruzeiro do Iguaçu 02 DEZ 2021


Empresários comemoraram...

Os prefeitos dos municípios filiados ao Consórcio Público dos Municípios Pró-Caxias (Compro) participaram de uma assembleia geral na tarde de quinta-feira, 2, às 14h, no Hotel da Foz do Chopim Energética, em Cruzeiro do Iguaçu. A reunião debateu a reativação da pista de aviação da Usina Julio Mesquita Filho. A questão vem sendo debatida há muitos anos, entretanto, depois que o Governo do Estado sinalizou que leiloaria o espaço, o movimento ganhou mais força e várias reuniões foram realizadas desde o início do ano para tratar o assunto. Por unanimidade, foi aprovado que o consórcio passará a administrar a estrutura.

Agora, depois dos trâmites burocráticos, o objetivo é buscar parceria com os empresários para estruturar o aeroporto. Representantes da Pluma, Ciss S/A, Mocelin, Dez Telecom e Foz do Chopim Energética participaram da reunião e demonstraram sua opinião sobre o assunto. Eles também enviaram uma carta de intenções ressaltando a intenção de investir no espaço. “A preocupação dos prefeitos, principalmente, de cidades menores, é que falte recurso para manutenção do aeroporto”, enfatizou Maxwell Scapini, presidente do consórcio Pró-Caxias e prefeito de Capitão Leônidas Marques. O prefeito de Dois Vizinhos, Carlinhos Turatto, por sua vez, tranquilizou os colegas. “O governo faz a doação do espaço para o consórcio e, nós como municípios, seguimos pagando a mesma taxa e vamos buscar os empresários para fazer a manutenção do aeroporto”, relatou.

Empresários comemoraram...

Por outro lado, os empresários destacaram que assumiriam os custos. “A Foz do Chopim vai cercar e fazer toda a manutenção. Já está acertado dentro da empresa. O asfalto está bom, é só limpar e sinalizar. Estamos aqui hoje, mas muita gente vai vir e apoiar esse projeto. A Ciss já disse que vai fazer outra estrutura, enfim, tem muita gente disposta a ajudar”, disse Sérgio Cequinel Filho, diretor técnico da Foz do Chopim Energética.  

Luciano Santin, da Pluma, ressaltou a importância de um aeroporto estruturado na região. “Nascemos em Dois Vizinhos, mas hoje nossa estrutura administrativa está em Cascavel justamente pela logística. Por isso, precisamos pensar que esse aeroporto pode nos ajudar e auxiliar no crescimento da região”, relatou. O empresário Marcos Mocelin seguiu na mesma linha. “Aeroporto ajuda a trazer novos investimentos. Logística é importante porque o deslocamento aéreo é primordial para grandes empresas. Um detalhe é que todas as aeronaves que utilizam a estrutura pagam por isso. O giro acaba bancando a despesa primária e os empresários assumem compromissos também. A pista de Cruzeiro do Iguaçu, sem ampliação de Pato Branco, é a maior da região. O Consórcio está assumindo um grande patrimônio. É jogo ganha-ganha”, relatou. Sidney Batistella, da Dez Telecom, colocou a empresa à disposição para levar estrutura de fibra óptica até o aeroporto e ressaltou que buscou apoio do Sebrae-PR para auxiliar nos projetos. (Fonte e foto: Portal Educadora)

Editor: Jota Ribeiro e equipe Sudoeste Online (46 99942-0442)   -E-mail: massasudoeste@gmail.com  -  divulgação no site, FanPages e grupos de whattsApp.

Apoio: Ampernet, CODEFOZ, AMN, Ótica Cristal, Rede Brava de Farmácias, Junsoft, Cresol, Lodi Store, Hotel Resort Águas do Verê, AEN, Pousada FECEP Guaratuba,  Somos Fronteira, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Inglês Athus, Sicoob,Imobiliária Casa, Maqgil.