As mais diversas atrações turísticas do Sudoeste expostas em salão estadual
27 municípios foram divulgados no evento.
Nos dias 3 e 4 de maio, no Expo Unimed, em Curitiba, aconteceu o 25º Salão Paranaense de Turismo e a 15ª Mostra das Regiões Turísticas do Paraná. Participaram 121 expositores no Salão de Turismo, trazendo ao espaço 195 marcas.
Ao todo, 3.216 agentes de viagens, profissionais do turismo e público interessado no assunto, registraram sua entrada no Expo Unimed, interagindo com expositores, incrementando seu networking e gerando negócios.
As 14 regiões turísticas do Paraná apresentaram seus atrativos durante a 15ª Mostra das Regiões Turísticas do Paraná. Cada região divulgou aos participantes da feira seus diferenciais turísticos, que contemplam atividades de lazer, gastronomia, opções de descanso, ecoturismo e turismo de experiência.
Vales do Iguaçu
Representando a Região Sudoeste do Paraná, o roteiro turístico Vales do Iguaçu trouxe suas atrações, entre elas as Águas do Verê (hotel e resort) e 27 municípios foram representados num estande coordenado pela Agência de Desenvolvimento Regional. Já os municípios de Capanema, Verê e Chopinzinho estiveram juntos para divulgar as suas potencialidades e atrações turísticas e gastronômicas.
Pela região, ainda, foram divulgadas as praias artificiais dos Lagos do Iguaçu, a Cratera de Vista Alegre, interior de Coronel Vivida, que possibilita o turismo pedagógico, além das cachoeiras para o ecoturismo.
Capanema levou amostras dos produtos coloniais, como melado, açúcar mascavo e bolachas e mostrou os destinos naturais – recantos e o roteiro de passeios da Eco Macuco Safari.
Rosângela Rebonato, diretora do Departamento Municipal de Turismo de Verê, destacou a participação no Salão Paranaense. “O evento foi muito importante para apresentarmos os atrativos turísticos que temos em nosso município, que são as agroindústrias de queijos, vinhos e outros, o artesanato, as águas termais e as nossas paisagens.”
A diretora de Turismo acrescentou, ainda, que “nós acreditamos que divulgar o nome de Verê é uma forma de atrair recursos de fora, que vão circular no nosso comércio de uma maneira geral, gerando emprego e renda em nosso município. Aproveitamos a oportunidade para conversar diretamente com os agentes de viagens, que ficaram encantados com o que temos na nossa Verê”.
Resultados e expectativas
Representantes de operadoras de turismo de todo o País, que participaram de rodadas de negócios realizadas pelo Sebrae/PR e pela Fecomércio PR, durante o 25º Salão Paranaense de Turismo, estimam mais de R$ 1,1 milhão em negócios realizados com 30 empresas paranaenses que possuem o Selo de Qualidade no Turismo do Paraná. Além disso, 70% dos compradores afirmaram que têm a expectativa de estabelecer negócios já nos próximos 12 meses.
*Com informações das assessorias de imprensa.