Beltrão vai sediar evento do Movimento Tradicionalista do Paraná
São esperadas delegações de pelo menos 150 CTGs de todas as regiões do Estado. Delcir Scolari: convenção vai homenagear várias pessoas. Foto: Arquivo pessoal.
Dias 21 e 22 de março Francisco Beltrão vai sediar a 34ª Convenção Estadual do Movimento do Tradicionalista Gaúcho do Paraná (MTG-PR). Dia 21, sexta-feira, no CTG Recordando os Pagos, haverá o lançamento da programação dos 50 anos do MTG-PR. Serão homenageados os ex-patrões do MTG-PR e haverá o reconhecimento a todos os CTGs que já completaram 50 anos e um momento especial de reconhecimento das personalidades e tradicionalistas que contribuíram com o MTG-PR nestas cinco décadas.
“O ponto alto, o auge desta solenidade será a distribuição da centelha da chama crioula, que vai passar por todas as regiões do Estado [ao longo do ano] com a visita do patrão do MTG ou outra pessoa da executiva MTG nas 16 regiões do Estado e vai chegar, um dia a ser marcado ainda, na Assembleia Legislativa do Paraná, onde haverá o encerramento, o momento mais especial em Curitiba, e os tradicionalistas vão encontrar a chama crioula”, comenta Delcir Scolari, diretora-geral do MTG-PR.
Dia 22, de manhã, na Unipar, no primeiro momento acontecerá a assembleia geral com a participação de todos os departamentos juntos e logo em seguida divididos em reuniões temáticas dos departamentos de campeira, cultura, esportivo, com os seus coordenadores do MTG para fazer o levantamento e organização dos regulamentos.
À tarde acontecerá a plenária onde serão votadas as alterações dos regulamentos. No Paraná há mais de 300 CTGs. “A gente tem expectativa que compareçam em torno de 150 CTGs. Para que haja um quórum que equipare a convenção, precisa em torno de 400 pessoas”, diz Delcir.
A 9ª RT e CTG Recordando os Pagos que vão promover a convenção numa parceria com o MTG-PR. Os participantes da convenção farão suas refeições na sede do CTG Recordando os Pagos. A Prefeitura de Beltrão foi convidada a participar do evento.
Outro evento
No final de novembro, Francisco Beltrão sediou o 34º Festival de Arte e Tradição do Paraná (Fepart). Artistas de mais de 30 CTGs participaram dos concursos em várias áreas da cultura tradicionalista. (Creditos texto e foto Jornal de Beltrao - JdeB).