Português (Brasil)

CCJ aprova emendas ao projeto que trata da organização básica da Polícia Militar do Paraná

CCJ aprova emendas ao projeto que trata da organização básica da Polícia Militar do Paraná

Sessão extraordinária foi comandada pelo deputado Ademar Traiano (PSD), presidente da CCJ.Créditos:Valdir Amaral/Alep

Compartilhe este conteúdo:

Nesta segunda-feira (14), a Comissão de Constituição da Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Paraná, presidida pelo deputado Ademar Traiano (PSD), realizou sua segunda reunião extraordinária e aprovou quatro emendas ao projeto de lei 160/2025, do Poder Executivo, que trata da organização básica da Polícia Militar do Paraná e fixa o seu efetivo. A proposta visa modernizar e reestruturar a Corporação, compatibilizando as normas paranaenses às inovações trazidas pela Lei Federal nº 14.751/2023, que instituiu a Lei Orgânica Nacional das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios.

A emenda modificativa do deputado Hussein Bakri (PSD) atualiza o projeto de lei ante a sanção da Lei nº 22.335/2025, que fixa o efetivo, já considerando o cargo de coronel criado na referida lei, além de suprimir revogações já efetuadas. E ainda adequa a norma ao texto constitucional, incluindo que incumbe aos militares apoiar as atividades de defesa civil. Mesma alteração prevista pela emenda do deputado Gugu Bueno (PSD).

Do deputado Arilson Chiorato (PT), a emenda suprimi os parágrafos 1º e 2º do art. 52. Segundo autor, o primeiro dispositivo institui mecanismo de oficialização e naturalização do desvio de função, com a proibição de pagamento de diferenças remuneratórias de trabalho efetivamente prestado; enquanto o segundo artigo autoriza que um militar seja obrigado a ocupar posto ou graduação que não lhe compete. Assinada pela deputada Ana Júlia (PT), a emenda suprimi o inciso X do Art. 2º, pois, segundo a justificativa, atribuir à PMPR a lavratura de termos circunstanciados é ilegal e inconstitucional.

O governo explica que a reformulação dos órgãos internos e a realocação de competências, pretende fortalecer a estrutura hierárquica e conferir maior eficiência à administração castrense, aprimorando a capacidade de resposta da Polícia Militar do Paraná (PM/PR) aos desafios da segurança pública e ampliando o suporte necessário à realização de suas atividades. A proposta também prevê a alteração do efetivo para 23.522 (vinte e três mil e quinhentos e vinte e dois) militares estaduais, promovendo assim o acréscimo de 53 (cinquenta e três) militares estaduais.  (Assessoria)

Sudoeste Online – 2025 Ano 26
Editor responsável: Jota Ribeiro
 (46) 99942-0442 - whatts
Rua Presidente Vargas, 570 – Centro
CEP 85.710-00 – Santo Antonio do Sudoeste –PR

Compartilhe este conteúdo: