Chefe da Gendarmeria Argentina é preso por desviar cargas apreendidas em San Antonio
Prisão ocorreu na terça-feira, em San Antonio – Misiones na Argentina
O chefe da Subdivisão da Gendarmeria Nacional Argentina – GNA, que atua no município de San Antonio, cidade que faz divisa com Santo Antonio do Sudoeste no Brasil, foi preso suspeito de estar desviando cargas apreendidas por suas equipes. Um subalterno e um civil também foram presos por envolvimento com o caso investigado.
A investigação teve início após autoridades da VI região da GNA, receberem informações de que o chefe da unidade de San Antonio, estaria desviando uma carga de cebola apreendida dias atrás por suas equipes, e vendendo no mercado negro. Uma intervenção também foi instalada na unidade comandada pelo chefe.
A apreensão do caminhão carregado com cebola, ocorreu no dia 02 de junho, sendo que logo após, o suspeito em parceria com outras duas pessoas, tramaram uma manobra para desviar a carga e comercializar o produto no mercado negro.
Após o início da investigação e com a constatação dos fatos, os envolvidos acabaram presos.
Além das prisões as equipes encarregadas pelas investigações cumpriram mandados de busca e apreensão em pelo menos cinco imóveis pertencentes aos envolvidos.
Durante a ação foram apreendidos vários materiais e documentação que confirmam a suspeita de desvio que ocorria na unidade de San Antonio.
No depósito judicial as equipes apreenderam várias mercadorias, tais como cuias, tênis, dentre outros artefatos, sem as devidas documentações de apreensão, bem como porções de maconha que também estavam sem documentos que justificassem a sua presença no local.
Ainda no local foi localizada uma camionete Ford Ranger, sendo localizado em seu interior dinheiro em efetivo e em diferentes moedas – Guarani, Pesos Argentinos, Reais e Dólares – a mesma estava carregada com sacos de cebola;
Na casa do oficial detido, foram apreendidos documentos que serviram para a investigação, bem como porções de maconha e cocaína. Foi apreendido também um VW Gol;
Na casa de um dos suspeitos foram apreendidas várias sacas de cebola, dinheiro em efetivo e uma espingarda calibre .22, além de documentos de interesse para a investigação.
Diante dos fatos todas as mercadorias foram aprendidas e encaminhadas para as demais providências bem como os envolvidos foram detidos e permanecem a disposição da justiça.
Texto e fotos do Jornal da Fronteira