Foz do Iguaçu: ampliação da pista do Aeroporto alcança 85%
O terminal passará a concorrer com destinos do mundo inteiro
As obras da ampliação da pista do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu/Cataratas atingiram 85% de conclusão, com previsão de entrega entre abril e maio. A nova estrutura executada na cabeceira 15 proporcionará a atração de mais voos para o município, e o terminal passará a concorrer com destinos do mundo inteiro. A obra é parte do projeto de transformar o Paraná no hub de distribuição da América do Sul.
A terraplenagem e a pavimentação da nova pista já foram concluídas, mas ainda estão em andamento o plantio de grama e as instalações do sistema de drenagem e da subestação de energia, além da importação dos equipamentos de auxílio à navegação para balizamento da pista. A ampliação também está em processo de homologação junto às autoridades federais e, após o término dos trâmites burocráticos, ainda será finalizada a pintura e a instalada a iluminação.
A intervenção, que começou em março de 2020, faz parte do convênio firmado entre o Governo do Estado, a Itaipu Binacional e a Infraero. O investimento é de R$ 69,4 milhões, sendo R$ 55,5 milhões da Itaipu, referentes a 80% do valor do contrato. Essa será a maior pista do Sul do País.
O governador Ratinho Júnior (PSD) ressaltou que a obra do aeroporto é uma das mais emblemáticas do pacote de avanços em Foz do Iguaçu porque impacta diretamente o turismo. Ele também destacou a execução célere diante da complexidade da intervenção – foram 800 mil metros cúbicos de terra utilizados para tampar uma ribanceira de 16 metros de altura, o equivalente a cerca de 50 mil caminhões cheios.
A pista do Aeroporto Internacional das Cataratas tem 2.194 metros de comprimento por 45 metros de largura e é considerada curta para decolagem de voos de longa distância. Hoje não é possível decolar com o tanque cheio, o que impossibilita voos diretos para os Estados Unidos e a Europa. A nova pista terá 2.858 metros, 664 metros a mais que a atual. A ampliação garante maior segurança para viagens intercontinentais, gerando autonomia de voos para locais como Miami, Nova York, Lisboa e Madri.
Segundo o diretor-geral de Itaipu, Joaquim Silva e Luna, o apoio para a ampliação foi um pedido do governador dentro da parceria estratégica que envolve mais de R$ 1,4 bilhão em investimentos no Paraná.
Mais obras
A ampliação da pista é a parte final de um projeto estruturante maior no aeroporto. A etapa anterior incluiu a ampliação do pátio de manobras de aeronaves a partir do portão 2, a duplicação da via de acesso ao aeroporto (ligação entre o terminal e a BR-469) e a implantação de uma nova pista para taxiamento. Nos últimos anos, ainda foram feitas melhorias no terminal, como ampliação da área de check-in, das salas de embarque e desembarque, implantação de escadas rolantes, carrosséis de bagagem, novos elevadores e quatro pontes de embarque (fingers); troca do asfalto de toda a pista; recape das pistas de táxi; e ampliação do sistema de ar-condicionado. Esse conjunto deve aumentar a capacidade do aeroporto de 2,6 milhões para 5 milhões de passageiros. As salas de embarque, por exemplo, passaram de 900 metros quadrados para 5.400 metros quadrados. O investimento por parte da União, com recursos da Infraero e da Itaipu Binacional, foi de R$ 32,6 milhões.
O Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu também tem um conceito sustentável. Há a intenção de começar um projeto de geração de energia por painéis fotovoltaicos e de instalar um reservatório de termoacumulação para conservar a água gelada para ser utilizada pelo sistema de ar-condicionado. O terminal já conta com gestão de resíduos sólidos e captação da água da chuva.
AEN