Francisco Beltrão registra caso suspeito de dengue sorotipo 3
As autoridades alertam para a necessidade de eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti e reforçam a vistoria semanal em imóveis para prevenir a proliferação do vetor
Um caso suspeito de dengue do sorotipo 3 foi identificado em Francisco Beltrão, possivelmente o primeiro na região. O sorotipo 3 não circula predominantemente no Brasil desde 2008, o que deixa grande parte da população suscetível à doença. A secretária de Saúde, Ethel Maciel, destacou a importância do monitoramento do vírus, que já tem casos confirmados em outros estados como Amapá, Minas Gerais, Paraná e São Paulo.
O paciente suspeito foi atendido na UPA de Francisco Beltrão, mas teria se contaminado fora do município. Até agora, os casos registrados na região envolvem os sorotipos 1 e 2. Segundo a chefe da 8ª Regional de Saúde, Nadia Zanella, há 370 casos confirmados na região, e o índice de infestação predial está em médio risco, com 3,5%.
Na quinta-feira, 16 de janeiro, cinco novos casos importados foram confirmados, totalizando 26 infecções por dengue desde agosto em Francisco Beltrão. As autoridades alertam para a necessidade de eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti e reforçam a vistoria semanal em imóveis para prevenir a proliferação do vetor. (Fonte: Jornal de Beltrão/AEN / Foto: SESA-PR)
Sudoeste Online – 2025 Ano 26
Editor responsável: Jota Ribeiro
(46) 99942-0442 - whatts
Rua Presidente Vargas, 570 – Centro
CEP 85.710-00 – Santo Antonio do Sudoeste -PR