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Fraudes contra clientes de bancos cresceram quase 500% no Brasil

Fraudes contra clientes de bancos cresceram quase 500% no Brasil

Chegou o momento que é preciso falar urgentemente sobre segurança financeira com nossas famílias e em nossas casas

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Brasil é um dos países com mais fraudes por ataques virtuais e presenciais no mundo, oportunidade em que o Advogado Eduardo Tobera Filho explica a situação e ensina como os consumidores devem se prevenir.

Chegou o momento que é preciso falar urgentemente sobre segurança financeira com nossas famílias e em nossas casas. Segundo uma pesquisa da ACI, líder global de soluções de pagamentos e serviços bancários eletrônicos, 49% dos brasileiros disseram ter sofrido algum tipo de fraude com cartões nos últimos cinco anos.

Vários estudos nacionais, ainda, destacam que os consumidores brasileiros são os mais insatisfeitos com o tratamento dos bancos após a experiência de fraude, e ainda, com o próprio tratamento do dia a dia. Entre os entrevistados, 65% das pessoas estão parcialmente ou plenamente satisfeitas com suas instituições bancárias, contra 90% nos Estados Unidos, país com os consumidores mais satisfeitos com o tratamento dos bancos.

A empresa TransUnion realizou recente pesquisa e demonstrou que o número de fraudes digitais envolvendo serviços financeiros aumentou quase 500 % desde o início da pandemia.

O que chama mais atenção, é que apesar de ser um fenômeno mundial, os números de alguns setores do mercado brasileiro foram muito piores ao resto do mundo. Na área de serviços financeiros, por exemplo, cujo aumento das fraudes foi de 457% no país, a media global foi de 57,5% - o principal golpe no setor está ligado a roubo de identidade. Já o setor de logística viu aumento nas fraudes, principalmente fraudes de envios, superior a 101% no Brasil, contra apenas 4,87% no mundo. No varejo, o Brasil também foi campeão: 67,5% contra 38,71% de aumento. Ainda, outros setores, por outro lado, tiveram números melhores no Brasil. O aumento de fraudes digitais ligados à empresas de telecomunicações, especialmente fraude com cartões de crédito, que cresceu 21% no país durante a pandemia, aumento 57,5% no mundo. Golpes envolvendo viagem e lazer, comunidades (sites de relacionamentos, fóruns, etc.), jogos de azar e jogos tiveram redução no período de pandemia no Brasil - e enorme crescimento na média global.

Como se proteger de fraudes bancárias?

Aparentemente, parece ser simples a proteção contra referidas fraudes, sendo que a forma mais eficaz de se proteger contra fraudes bancárias é a atenção e desconfiança. Destaca-se, ainda, que não existe “almoço grátis” Não existem promoções e dinheiro fácil, temos sempre que desconfiar do oferecimento de milagres e dinheiro fácil.

Também, quando utilizar os caixas automáticos, é preciso prestar atenção a qualquer anormalidade na sua utilização, seja pelo cartão ficar preso, ou quando a máquina fazer a leitura e não apresentar nenhuma mudança na tela do caixa, enfim, qualquer desconfiança, chame imediatamente um funcionário da instituição para lhe auxiliar.

Outro ponto importante, quando terceiros oferecerem ajuda para usar o caixa automático, confirme se é um funcionário do banco, devidamente identificado, e nunca aceite ajuda de estranhos.

Sobre as pesquisas acima citadas, em relação aos golpes digitais, alguns cuidados também são importantes para se evitar dores de cabeça. Ao receber mensagens ou e-mails com links ou arquivos anexos, se não conhecer o remetente, desconfie, não clique no link, não abra o arquivo e entre em contato com o remetente. Geralmente, esses contatos vem com mensagens de descontos, dinheiro fácil, promoções onde o consumidor foi premiado, dentre outras vantagens gratuitas que não existem, e que apenas são golpes para chamar atenção da vítima.

Ainda que este responda, verifique se é uma fonte confiável antes de clicar em qualquer link ou fornecer qualquer informação, ainda que sejam números enviados pelo próprio remetente.

Em redes sociais ou internet, se receber propagandas com promoções, ao invés de clicar no link indicado, pesquise se realmente o proponente está realizando a promoção em seu site oficial e na dúvida ligue na central de atendimento para confirmar.

Por fim, ao receber ligações de pessoas dizendo serem funcionárias do banco e pedirem seus dados pessoais, sigilosos e de segurança, nunca forneça, principalmente senhas e códigos de verificação, na dúvida entre em contato com seu gerente ou o responsável no banco.

Assim, sempre que tiver essas dúvidas, pesquise e busquem o seu advogado de confiança antes de realizar qualquer operação.   (Créditos: https://www.guaribasfm.com.br)

 

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