Português (Brasil)

Painéis Solares: certificação do Inmetro garantem qualidade

Painéis Solares: certificação do Inmetro garantem qualidade

Hoje em dia, é comum vermos empresas que oferecem esse serviço “em cada esquina”. Mas você sabe contratar esse produto/serviço?

Compartilhe este conteúdo:

O mercado de placas solares vem se consolidando ano após ano, conquistando clientes que buscam economia em suas faturas de energia elétrica. Hoje em dia, é comum vermos empresas que oferecem esse serviço “em cada esquina”. Mas você sabe contratar esse produto/serviço?

Os painéis solares, assim como qualquer outro produto, precisam ter certificação de qualidade do Inmetro, além de uma assistência técnica especializada e comprometida para a eficiência da sua usina. De nada adianta comprar o mais barato, e não ter qualidade nem nas placas, nem na assistência.

“Hoje em dia é fácil encontrarmos empresas e vendedores autônomos que oferecem garantia de 25 a 30 anos nos painéis, mas não tem solidez e comprometimento na assistência técnica. Além disso, muitas vezes, as placas são de procedência duvidosa e aí o barato pode sair caro”, explica Daiany Carulli, proprietária da OmegaSat Energia Solar, de Toledo, autorizada  Vertys Solar, que trabalha a Seraphym, Painéis Tier 1 que são fabricados por empresas que atendem a critérios de qualidade e confiabilidade. A classificação Tier 1 é atribuída pela Bloomberg New Energy Finance (BNEF), uma consultoria especializada em energia renovável.

 

Suspenção de painéis

Recentemente, o Inmetro suspendeu os certificados de alguns modelos de módulos fotovoltaicos no Brasil. A medida foi tomada após os produtos terem sido fiscalizados e reprovados pelo órgão em ensaios laboratoriais. Com a suspensão, os equipamentos passaram a não poder mais ser comercializados em território nacional, incluindo unidades em estoque.

Segundo site Canal Solar, em novembro de 2024 o Inmetro anunciou o resultado de uma ação de fiscalização inédita no país, voltada ao combate da presença de módulos fake power no setor de energia solar. A operação foi motivada por denúncias registradas na ouvidoria do Inmetro. O instituto coletou painéis fotovoltaicos de diferentes marcas e submeteu as amostras a ensaios laboratoriais. Na inspeção foram identificados produtos que apresentaram potência significativamente inferior à declarada pelo fabricante.

“Por isso enfatizamos que quem tem interesse em instalar uma usina solar, procure uma empresa com credibilidade no mercado”, enfatiza Daiany.

Compartilhe este conteúdo: