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Paraná: Nova Ferroeste será o segundo maior corredor de transporte de grãos do país

Paraná: Nova Ferroeste será o segundo maior corredor de transporte de grãos do país

O investimento previsto para a obra é de R$ 25 bilhões

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De acordo com o novo projeto que visa a melhoria e a ampliação do transporte ferroviário do Paraná, o desenvolvimento do oeste do estado passará pelos trilhos da Nova Ferroeste. Isso porque, com as novas mudanças, a ferrovia terá mais de 1200 quilômetros de traçado, o que a permitira-la conectar Cascavel a Foz do Iguaçu, e também ao Mato Grosso do Sul.

Até o momento, o investimento previsto para a obra é de R$ 25 bilhões. O objetivo é deixar mais eficiente o escoamento da safra e colocar a região numa posição de mais competitividade no mercado tanto nacional, quanto internacional.

Para ganhar destaque

Cerca de 80% do transporte de grãos do oeste paranaense é feito pelas estradas, e esta é a forma mais cara de fazer o escoamento da safra. Entre as mais baratas, encontra-se o modelo ferroviário, isso porque ao utilizar os trilhos uma economia de quase 30% é gerada.

Além de tais mudanças significativas, a nova Ferroeste deve dar estrutura para aumentar o volume de carga transportada. Hoje, a demanda anual é de 35 mil contêineres, sendo que apenas 12 conseguem passar a ferrovia.

Quando finalizada, esta nova malha ferroviária deve se tornar uma das mais importantes do país, tonando o segundo maior corredor pra transporte de grãos do Brasil. A estimativa é que passem por ela mais de 50 milhões de toneladas de carga por ano.

Com a estrutura mais moderna, o tempo de transporte também deve mudar. O trajeto de Cascavel ao porto de Paranaguá deve diminuir de cinco dias para 20 horas de viagem. Porém, as estimativas ainda estão em fase de estudos que devem ser concluídos ainda este ano.


Fonte: RICMAIS | Foto: Reprodução/Ferroeste

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