Português (Brasil)

Prefeitos do Sudoeste em busca de soluções para problemas comuns dos municípios da região

Prefeitos do Sudoeste em busca de soluções para problemas comuns dos municípios da região

Ao fim da assembleia, os prefeitos participaram de uma apresentação do BRDE sobre investimentos governamentais

Compartilhe este conteúdo:

Os 42 prefeitos componentes da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (AMSOP), estiveram presentes na assembleia realizada na manhã de hoje na sede da entidade, onde foram abordados temas muito importantes. Questões relacionadas à atividades cotidianas, mas que precisam ser realizadas com cautela e organização, para que não hajam consequências negativas para as administrações municipais.

Além da questão do pagamento de insalubridade para os servidores municipais e a destinação de resíduos sólidos, o lixo, em cada município, um assunto bastante discutido foi a questão da prestação de serviços com máquinas públicas.

Ao fim da assembleia, os prefeitos participaram de uma apresentação do BRDE sobre investimentos governamentais.

O acesso de prefeituras a crédito subsidiado para investimentos públicos foi o principal tema da assembleia da Amsop (Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná), realizada nesta sexta-feira (26) na sede da entidade. Diretores do BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul) e da Fomento Paraná apresentam linhas que podem ser acessadas pelos municípios e novidades nas políticas das instituições.

A maioria dos municípios da região já possui parceria com a Fomento para liberação de microcrédito a MEIs e pequenos empresários. “Milhões são injetados na economia do Sudoeste por meio do microcrédito, um impacto financeiro, mas social também, muito grande”, afirmou o diretor-presidente da Fomento Paraná, Heraldo das Neves.

No caso do BRDE, a porta de entrada dos financiamentos públicos é a Sedu (Secretaria de Desenvolvimento Urbano) e podem ser financiados, por exemplo, projetos para modernização da iluminação pública e geração distribuída. A vinda dos representantes à região faz parte da política de descentralização das instituições.

Integrantes da Cohapar também participaram da assembleia e falaram sobre o Programa de Escrituração Direta e Regularização Fundiária.

Desenvolvimento

Para o presidente da Amsop, Mauro Cenci, o evento foi uma oportunidade de as prefeituras acessarem crédito barato para custear projetos de desenvolvimento urbano. “Um dos desafios dos municípios, hoje, é acompanhar o crescimento das cidades e, tendo acesso a recursos subsidiados é possível planejar a expansão urbana e melhoria da qualidade de vida da população de forma mais eficiente”, afirmou.

Redação com informações da AMSOP

Foto: ASCOM

Compartilhe este conteúdo: