Português (Brasil)

Santo Antonio do Sudoeste: Primeira mulher assume o Sinvespar com desafio de tornar setor mais tecnológico e inovador

Santo Antonio do Sudoeste: Primeira mulher assume o Sinvespar com desafio de tornar setor mais tecnológico e inovador

Cerimônia de posse de Berenice Minetto Matsuguma foi sexta-feira, na Casa da Indústria, em Francisco Beltrão. Créditos: Leandro Czerniaski

Compartilhe este conteúdo:

Por Leandro Czerniaski – A empresária Berenice Minetto Matsuguma, de Santo Antônio do Sudoeste, tomou posse como presidente do Sinvespar na última sexta-feira. Ela é a primeira mulher a assumir a entidade, que representa as indústrias de vestuário da região, e vai comandar o sindicato até 2025.

Durante a cerimônia de posse, realizada na Casa da Indústria, em Francisco Beltrão, dirigentes e industriais destacaram o bom momento pelo qual o setor passa, recuperando perdas da pandemia, mas ressaltaram que o próximo grande desafio é a melhoria da eficiência na produção, entrando de vez na indústria 4.0.

“Queremos manter esse espírito associativista que nos ajudou muito durante a pandemia, buscar mais associados e contribuir com o desenvolvimento de nosso negócios e municípios, além de modernizar, ainda mais os sistemas produtivos das indústrias”, destacou Berenice, que sucede o empresário Luiz Krindges, de Ampere.

O setor de vestuário da região é a segunda maior indústria de transaformação: tinha 7,8 mil trabalhadores, faturamento estimado de R$ 700 milhões e massa salarial de R$ 145 milhões em 2019. Neste ano, as 185 indústrias de confecção já chegam a 8,2 mil trabalhadores e representam 15% dos empregados dos etor no Paraná.

Um dos principais projetos que a atual diretoria pretende trabalhar é o Sau 4.0, que pretende disseminar a inovação e tecnologia nas indústrias paranaenses. O Sinvespar já foi contemplado em um edital do programa há quatro anos e agora pretende ampliar a participação com consultorias nas áreas de produção, desenvolvimento e mercado, além de atualização de métodos e mecanismos, workshops, estudos sobre tournover e absenteísmo entre outras iniciativas. De todo esse trabalho, o setor pode ter, a médio prazo, um laboratório de startups com soluções voltadas para a indústria de vestuário.

Neste ano, o Sinvespar completa três décadas de fundação e materiais contando a história do sindicato e das indústrias estão sendo preparados. A ideia é elaborar um livro comemorativo.

Presenças

A cerimônia de pose do Sinvespar foi o primeiro evento presencial do setor desde a pandemia. É uma oportunidade de voltar a reunir os industriais da confecção, trocar ideias e também congregar outros sindicatos patronais – Edgar Behne, da MSA, preside o Sindimadmov e representou a Fiep no evento e destacou a união dos industriais da região, mesmo entre diferentes segmentos de atuação. Luiz krindges, que pasosu o cargo de presidente, destacou que a pandemia trouxe mudanças que permaneceram às empresas e as tornaram mais eficientes.

Também estiveram na cerimônia ex-presidentes do Sinvespar, membros da diretoria e funcionários do Sistema Fiep. O evento foi, ainda uma oportunidade de apresentar melhorias que estão ocorrendo na Casa da Indústria, localizada no bairro Alvorada.  (Jornal de Beltrão)

Compartilhe este conteúdo: