Santo Antonio do Sudoeste: quatro vagas no novo edital do Mais Médicos. Edital oferece 99 vagas em 55 cidades.
A ideia é que profissionais com títulos de especialista ou residência em medicina de família e comunidade tenham prioridade
O Ministério da Saúde publicou nesta segunda-feira (13) um novo edital para que 790 municípios que fazem parte do Mais Médicos possam renovar a participação no programa. Também divulgou cronograma para seleção de novos profissionais para atuarem nestes locais. A expectativa é que, com a renovação, sejam abertas cerca de 2.000 vagas em cidades de perfis 4 a 8, consideradas mais vulneráveis. No Paraná, são 99 vagas em 55 cidades. A Região Metropolitana tem destaque no edital: há 10 vagas em Colombo, três em Campo Largo e oito em Piraquara. Veja aqui as vagas
Apesar da abertura para renovação de vagas em alguns municípios, o edital deixa de fora outros deles que antes faziam parte do programa e que também têm postos desocupados --como capitais e demais cidades em regiões metropolitanas.
Questionado, o ministério não informou até o momento o total de vagas não atendidas. À reportagem, a secretária de Gestão do Trabalho na Saúde, Mayra Pinheiro, confirma que houve vagas deixadas de fora no novo edital.
Segundo ela, o edital abrange 1) vagas de brasileiros que se inscreveram para ocupar postos deixados por cubanos, mas desistiram após o início das atividades; 2) parte das vagas que estavam abertas desde 2018, mas que ainda não tinham sido preenchidas e 3) 60 novas vagas em 36 municípios que não faziam parte do Mais Médicos, mas que já haviam solicitado a entrada no programa.
De acordo com Pinheiro, o fato de não incluir algumas cidades ocorre devido ao novo critério estabelecido pelo ministério neste ano para prorrogações de contrato, o qual prevê que sejam priorizadas vagas de perfis de maior vulnerabilidade, ou seja, de 4 a 8.
Além de fixar em cidades de menor vulnerabilidade, o novo edital também altera os critérios de classificação de profissionais. Nas últimas seleções, a escolha era feita por ordem de inscrição --quem acessava antes o sistema poderia escolher a cidade de sua preferência.
Agora, a ideia é que profissionais com títulos de especialista ou residência em medicina de família e comunidade tenham prioridade.
Nesta etapa, o edital vale para médicos formados no Brasil. Caso haja desistências ou vagas remanescentes, novo edital deve ser lançado a brasileiros formados no exterior.
As inscrições para os profissionais ocorrerão entre 27 e 29 deste mês pelo site do Mais Médicos. A previsão é que eles comecem a atuar a partir de junho. O contrato dura por três anos.
Veja os municípios do Paraná contemplados no edital do mais médicos:
Abatia 1
Altamira Do Paraná 1
Antonina 1
Arapongas 3
Barbosa Ferraz 1
Boa Vista Da Aparecida 1
Braganey 1
Califórnia 2
Cambe 3
Campo Bonito 1
Campo Largo 3
Condói 1
Capanema 1
Catanduvas 1
Céu Azul 1
Colombo 10
Cruzeiro Do Sul 1
Diamante D'oeste 1
Foz Do Jordao 1
Guaíra 3
Guarapuava 5
Guaratuba 2
Ibaiti 1
Icaraima 1
Itaguaje 1
Itauna Do Sul 1
Ivaipora 4
Mangueirinha 1
Marechal Candido Rondon 2
Morretes 1
Nova Alianca Do Ivai 1
Ouro Verde Do Oeste 2
Palmeira 1
Pinhao 1
Pirai Do Sul 1
Piraquara 8
Pitanga 3
Prudentopolis 1
Quedas Do Iguacu 1
Ramilandia 1
Reboucas 1
Renascenca 1
Reserva 1
Salto Do Itarare 1
Santa Cruz De Monte Castelo 1
Santa Helena 3
Santo Antonio Do Sudoeste 4
Sao Joao Do Triunfo 1
Sao Jorge D'oeste 1
Sao Miguel Do Iguacu 1
Sao Pedro Do Parana 1
Sarandi 2
Teixeira Soares 1
Wenceslau Braz 1
Vera Cruz Do Oeste 1
Bem Paraná