Turismo brasileiro na Argentina cresce com a desvalorização do peso
O peso argentino no mercado paralelo chegou a ser vendido a um valor mínimo de 300 por dólar. Imagem: Peso argentino. (Foto: Pixabay)
Nesta semana, o peso argentino no mercado paralelo chegou a ser vendido a um valor mínimo de 318 por dólar. A desvalorização da moeda tem sido decisiva para brasileiros escolherem o país vizinho como destino turístico internacional em 2022. Desde maio, agências de turismo registraram uma alta de até 60% nas vendas. Companhias aéreas preveem a ampliação de voos entre os países para atender à demanda crescente de passageiros.
Nem sempre é fácil traduzir números em palavras. Mas, brasileiros que foram a passeio para a Argentina recentemente já perceberam os efeitos da inflação desenfreada e da queda de competitividade da moeda local.
A gerente de projetos Priscila Gurgel Abreu passou uma temporada de 30 dias na Argentina com a namorada, em junho. Aproveitaram a valorização do real frente ao peso argentino para conhecer melhor a culinária local. Durante um jantar em uma casa de carnes nobres da capital, Buenos Aires, notou a diferença nos preços.
De janeiro a junho a inflação acumula alta de 36% na Argentina, a maior dos últimos 30 anos, e passa de 64% em doze meses.
A moeda local segue em franca desvalorização com recorde negativo no chamado de câmbio paralelo, muito usado no país. O peso argentino chegou a ser trocado por 318 para cada dólar. Na cotação frente à moeda brasileira, cada peso chegou a valer 55 na comparação com um real.
O economista da Fundação Getúlio Vargas, Gesner Oliveira, explica que o cenário torna o país atrativo para os brasileiros, mesmo com o real também desvalorizado.
O sócio-proprietário de uma agência que atua na recepção de brasileiros em Buenos Aires, João Becker, revela um boom nas vendas dos serviços de maio para cá.
O brasileiro Renan Souza está em Buenos Aires visitando a namorada, também brasileira, que estuda medicina na capital argentina. Há quatro anos se vendo esporadicamente, ele avalia a possibilidade de passar uma temporada no país vizinho.
No setor aéreo, a Latam identificou um crescimento de 50% no número de passageiros entre Brasil e Argentina do primeiro para o segundo trimestre do ano. São 25 voos semanais, com possibilidade de aumento para 30 na alta temporada.
Já a GOL prevê a abertura de novos voos para a capital argentina nos próximos meses. Até o fim do ano, pretende voltar a operar em 100% dos destinos da companhia no país, com a retomada de voos para Córdoba e Rosário. (POR JÚLIO VIEIRA - CBN Radio)
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