Português (Brasil)

Temporal causa danos em cerca de 200 moradias

Temporal causa danos em cerca de 200 moradias

Este galpão, próximo ao perímetro urbano de Pinhal de São Bento, desabou com o vento. Uma pessoa que estava no local se feriu. Foto: Julio Cesar Alves /Radio Ampere

Compartilhe este conteúdo:

No sábado, 23, por volta das 18 horas, o município de Pinhal de São Bento enfrentou as consequências de um temporal que deixou sérios danos. Ontem à tarde, uma reunião ocorreu na prefeitura, contando com a participação do prefeito Paulo Falcade, secretários e membros do Corpo de Bombeiros. O encontro visava orientar o preenchimento dos laudos para avaliação dos estragos. O município irá decretar Situação de Emergência.

As estimativas iniciais indicam que aproximadamente 200 residências foram atingidas pelo temporal. Um barracão sucumbiu à força do vento, resultando em ferimentos para uma pessoa que estava no local. Ao todo, cerca de 800 pessoas foram afetadas pelos impactos do temporal. Os danos se estenderam a barracões, galpões e estabelecimentos comerciais, com relatos de granizo em algumas comunidades.

O Soldado Savian, representante da Defesa Civil Regional, disse que mesmo nas áreas onde não houve destelhamento, as pessoas enfrentaram transtornos devido ao volume significativo de água, que algumas calhas não conseguiram conter.

O Estado deve prestar auxílio enviando materiais como telhas, cestas básicas e kits de dormitório. Em Ampere também houve danos em cerca de 50 casas.

O secretário de Administração de Pinhal, Alfredo Shuster, informou que, desde o sábado, equipes têm se mobilizado para prestar socorro às famílias, distribuindo lonas para minimizar os impactos imediatos. A cidade ficou temporariamente sem internet, luz e água. O restabelecimento do fornecimento de água ocorreu no domingo, enquanto a energia elétrica foi restabelecida apenas no final da tarde de segunda-feira. A previsão é de que o serviço de internet seja normalizado em breve.

Ainda há propriedades no interior sem energia elétrica, e as equipes continuam trabalhando para concluir os laudos técnicos, com o objetivo de avaliar os estragos na cidade e no interior. O secretário destacou a colaboração dos órgãos governamentais na assistência à população afetada, destacando o empenho de todos na resolução dos problemas.  (ASCOM)

Compartilhe este conteúdo: