Cesul organizou o 19º Seminário de Direito Constitucional
Economia e Desenvolvimento.
Dias 15 e 16 deste mês o Cesul realizou a 19ª edição do Seminário de Direito Constitucional, de forma on-line pelo canal da instituição no YouTube. O tema do evento, organizado pelos professores Marcos Augusto Maliska e Leomar Rippel, foi O Papel do Estado Constitucional no Novo Arranjo Geopolítico Internacional: Economia e Desenvolvimento.
Os acadêmicos gostaram do tema. “Foi um excelente evento, trazendo extrema relevância aos acadêmicos. Foram abordados temas de Direito Econômico e as teorias das relações internacionais, especificamente o caso chinês no contexto da pós-globalização; desenvolvimento brasileiro no contexto atual e a hegemonia dos interesses do mercado financeiro na luta política pela efetividade da constituição. Agradeço aos professores Marcos Maliska e Leomar Rippel pelo excelente empenho organizacional”, comentou a Jennifer Giacomin Southier, do 2º período.
A avaliação do acadêmico Guilherme Budtinger, do 4º período, também é positiva. “Esse ano os convidados abordaram temas relevantes que ultrapassam o campo do Direito. Como aluno de ambos os professores, pude criar conexão das aulas ministradas com o foco da palestra. As palestras de sábado foram de um conhecimento imenso, com a abordagem de aspectos econômicos do Brasil, principalmente sobre a dívida pública. Me fizeram correr para buscar mais conhecimento e pesquisar a fundo os mecanismos de legalização da acumulação de riqueza para poucos e a distribuição da miséria para muitos. A organização está de parabéns.”
Programação
A abertura foi com o professor Maurício Muriack de Fernandes e Peixoto, advogado e doutor em Direito, que falou sobre Direito Econômico, Teorias da Relações Internacionais e Arranjos Institucionais: o exitoso caso chinês.
No sábado, a primeira palestra foi com a professora e doutora em Economia do Desenvolvimento, Marisa Silva Amaral, que explanou sobre O Desenvolvimento Brasileiro no contexto atual. Para encerrar, Maria Lucia Fattorelli, coordenadora nacional da Auditoria Cidadã da Dívida, abordou sobre A hegemonia dos interesses do mercado financeiro na luta política pela efetividade da constituição.
Ótima avaliação
Segundo o professor Marcos Augusto Maliska, um dos organizadores, o seminário superou as expectativas. “Foi de grande valia, pois abordamos o que tratamos no encontro do ano passado sobre economia e Constituição. Na sexta-feira, o professor Maurício falou sobre o protagonismo da China como o novo ator na geopolítica internacional e com repercussão significativa no ambiente econômico mundial. No sábado, tivemos a presença de duas economistas que falaram sobre o desenvolvimento brasileiro no contexto atual e também sobre a questão da dívida pública e de como essa dívida interna cresceu exponencialmente. “É um tema importante no Direito Constitucional essa discussão econômica. A Constituição tem uma parte sobre a ordem econômica e esse é um tópico do Direito Constitucional.”
O professor Leomar Rippel destaca que o Seminário é um momento especial. “É o resultado de um debate e discussões que desenvolvemos há alguns anos na instituição. Como o Maliska trabalha com a disciplina de Direito Constitucional e eu com Economia Política, Ciência Política e Sociologia Geral e do Direito, percebemos a importância de compreendermos as conexões que há entre as referidas disciplinas, porque o Direito não é uma entidade fantasmagórica que paira sobre nossas cabeças sendo resultado das vontades sobrenaturais, mas produto de uma determinada forma de organização societária, que ao mesmo tempo retroalimenta essa mesma sociedade. Nesse sentido, para compreendermos o Direito é necessário compreender a Economia Política que nada mais é que a anatomia dessa sociedade. Este evento é resultado de grupos de estudos ligados a estas disciplinas, como o Direito, Economia e Sociedade. Esse ano, discutimos o desenvolvimento econômico da China, bem como o desenvolvimento econômico do Brasil no contexto atual. Foi um ótimo evento.” (Assessoria)
Editor: Jota Ribeiro e equipe Sudoeste Online (46 99942-0442) - E-mail: massasudoeste@gmail.com - divulgação no site, FanPages e grupos de whattsApp.
Apoio: Ampernet, CODEFOZ, AMN, Ótica Cristal, Junsoft, Cresol, Lodi Store, Hotel Resort Águas do Verê, AEN, Pousada FECEP Guaratuba, Somos Fronteira, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Inglês Athus, Sicoob,Imobiliária Casa, Maqgil.