Português (Brasil)

Carlos Carboni na direção geral da Itaipu

Carlos Carboni na direção geral da Itaipu

Carlos Carboni, de Capanema, está interinamente no comando geral da Itaipu; depois de Euclides Scalco, é o segundo sudoestino nessa cadeira. Foto: Alexandre Marche/Itaipu.

Compartilhe este conteúdo:

Assessoria – Vice-prefeito de Capanema de 1997 a 2004, Carlos  Carboni assumiu, no começo deste ano, a direção de Coordenação da Itaipu. Na sua equipe estão os beltronenses Eduardo Scirea e Zuleide Maccari. No fim do ano passado, com as férias do diretor-geral Ênio Verri, Carboni assumiu interinamente seu lugar. Ele fica na direção geral até segunda-feira, dia 8. É o segundo sudoestino sentado nessa cadeira. O primeiro foi Euclides Scalco, nos anos 90, no governo Fernando Henrique Cardoso. “É uma honra para a gente do Sudoeste, e mostra sintonia com o diretor geral Ênio Verri”, comentou com o JdeB Eduardo Scirea, pelo whatsApp.

Turismo da Itaipu teve mais de 500 mil pessoas

Complexo Turístico Itaipu, que administra os passeios nas áreas da usina, em Foz do Iguaçu, recebeu 509,8 mil visitas em 2023. Um acréscimo de mais de 91 mil ingressos em relação ao ano de 2022 (418,8 mil), o que representa um crescimento de 22% no movimento. Só no último final de semana foram mais de 7 mil visitantes.  Do total, 469 mil são turistas brasileiros e 40,8 mil de outros 129 países. O Paraná é a principal origem, com 208 mil visitantes. Apenas os municípios lindeiros à usina representaram mais de 50 mil visitas, aumento de 67% sobre o ano anterior. Turistas de São Paulo (96 mil) e Santa Catarina (34,7 mil) fecham a lista dos três estados que mais passaram pela Binacional. Já entre os estrangeiros, os argentinos são os que mais visitaram o complexo (7 mil), seguidos de Chile (4 mil) e Estados Unidos (2,8 mil).

Atrações

Entre as atrações, a Itaipu Panorâmica segue como a mais vista. Depois dela estão Itaipu Especial, passeio que leva os turistas para dentro da barragem, e Refúgio Biológico Bela Vista. A Itaipu Iluminada, que normalmente só é oferecida nos finais de semana, recebeu 24 mil visitas.

Compartilhe este conteúdo: