Mais de 1 milhão de eleitores do Paraná não justificaram voto do 1° turno das eleições 2024
De acordo com o TRE, de 1.088.119 eleitores com voto obrigatório que não compareceram, apenas 1.318 fizeram a justificativa do primeiro turno eleitoral deste ano no estado
Mais de 1 milhão de eleitores do Paraná ainda não justificaram a ausência do voto no primeiro turno das eleições municipais 2024, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O prazo para justificativa termina nesta quinta-feira (5).
De acordo com o TRE, de 1.088.119 eleitores com voto obrigatório que não compareceram, apenas 1.318 fizeram a justificativa do primeiro turno eleitoral deste ano no estado.
A medida deve ser feita por pessoas entre 18 e 69 anos que não comparecem às urnas em 6 de outubro deste ano. Após o prazo para esclarecer a ausência, os eleitores sem justificativa terão que pagar multa de R$ 3,51 por cada turno de eleição em que não votou e nem justificou.
Já para os eleitores que não votaram no segundo turno das eleições, em 27 de outubro, o prazo termina em 7 de janeiro de 2025.
A justificativa do voto pode ser feita online pelo aplicativo e-Título ou pelo sistema Justifica:
- o app, na seção de justificativa, o eleitor deve escolher o turno que se deseja justificar e anexar um documento comprobatório;
- Pelo sistema Justifica, o usuário deve preencher os dados solicitados e enviar um documento comprobatório.
Além disso, também é possível justificar presencialmente pelo Formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral e entregar esse documento ao Cartório Eleitoral. Quem optar por essa forma de justificativa deve apresentar um documento oficial com foto para validação.
Foto: Thiago Gadelha/SVM