Fiep realiza Fórum Regional em Pato Branco
Evento contou com a participação de empresários e autoridades do Paraná e da região Sudoeste. Foto: Luana Borba
Realizado na manhã do dia 11, o Fórum Regional da Indústria promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) reuniu em Pato Branco empresários e lideranças políticas para um novo debate sobre os gargalos que impactam no desenvolvimento da região.
De acordo com o presidente da Fiep, Edson Vasconcelos, o evento faz parte do compromisso da Federação de estar cada vez mais próxima dos empresários. “É um compromisso dessa diretoria, dessa gestão, em trazer a Federação mais próxima da sua base, entender as peculiaridades de cada região, as diferenças setoriais e as dificuldades que cada região tem. Trabalhando com governanças locais, conseguimos mapear problemas e criar uma linha de solução”, diz Vasconcelos. Este é o segundo ano que o Fórum ocorre no Sudoeste.
Além de ouvir as novas demandas do empresariado do Sudoeste, o Fórum também apresentou as soluções desenvolvidas pela Fiep ao longo do último ano. Os três temas trabalhados foram Energia, Infraestrutura e logística, Empregabilidade e produtividade. “Esse ano nós viemos entregar parte das soluções que foram construídas através dessa escuta ativa do ano passado”, conta o presidente da Fiep.
Uma das soluções apresentadas foi o Qualifica Paraná, para a formação de mão de obra qualificada que no ano de 2024 teve 440 turmas e em 2025 terá 622. Somente no Sudoeste o projeto teve 528 alunos matriculadas nos cursos.
Sobre a energia, Vasconcelos destacou: “Nós temos uma dificuldade muito grande na questão energética. Não é só disponibilidade de energia, mas a qualidade da energia. Hoje, as empresas que estão buscando resolver o problema da empregabilidade automatizando, não conseguem trabalhar por causa dos picos e afundamentos de rede.
O Paraná Trifásico vem para solucionar parte desse problema, inclusive do Oeste e Sudoeste, mas é um projeto de longo prazo e nós precisamos de uma resposta mais rápida. O curto prazo está muito delicado, o custo energético, a deficiência da qualidade está atingindo muito a nossa potencialidade”.
O presidente do Sindimetal Sudoeste, Valter Trojan, ressalta que as soluções apresentadas pela Federação já puderam ser sentidas pelos empresários. “Houve muito avanço. Todas as reivindicações que apresentamos avançaram. E hoje com esta entrega a comunidade pode acompanhar o trabalho desenvolvido”, destacou.
O prefeito de Pato Branco, Géri Dutra (PL), destaca que o debate deve ajudar no crescimento e desenvolvimento do setor. “É muito importante recebermos todo esse grupo de industriais aqui em Pato Branco. É uma força muito grande do Estado Paraná e que precisa ter mais condições ainda para que o desenvolvimento de novas indústrias aconteça”, ressaltou. Por Luana Borba
Sudoeste Online – 2025 Ano 26
Editor responsável: Jota Ribeiro
(46) 99942-0442 - whatts
Rua Presidente Vargas, 570 – Centro
CEP 85.710-00 – Santo Antonio do Sudoeste –PR